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Interações em sala de aula


A sala de aula é um dos lugares de aprendizagem e interação, espaço de criatividade e crescimento intelectual. Na sala de aula, o espaço também é reservado para o conflito. Que seja, porém, o conflito construtivo. E, se não for, pelo menos, seja um conflito que denuncie a  insatisfação. A sala, que em décadas passadas, era lugar de omissão, de silêncio e submissão está tendo novos contornos. Está viva! Falando! Gritando! Está em busca de “algo” que mesmo intrínseco, implícito, ou melhor, sendo descoberto, tem esperança nas inovações.

O movimento das crianças e dos adolescentes mostram que eles não são apenas “alunos”; são sujeitos ativos, criativos, insistentes nos seus objetivos. Em alguns momentos, a sua perseverança em determinada atividade, seja ela pedagógica ou lúdica incomoda, faz barulho e irrita quando não é compreendida, principalmente pelos adultos.

Algumas crianças e adolescentes são falantes, assim como alguns adultos. Outros são tímidos, inquietos, gostam de se movimentar etc. Quanto à maneira de receber atenção e carinho, alguns gostam de ser tocados, outros não gostam e preferem um elogio ou uma lembrancinha para recordar o momento de interação. Outros querem ser o “centro das atenções”. As crianças e os adolescentes querem tudo! Até mesmo o limite. Todas as maneiras de expressão estavam proibidas e a modernidade conquistou a libertação do silêncio, porém trouxe outras questões que precisam ser analisadas. Veja o artigo: “Educação na modernidade”.

A finalidade das interações em sala de aula é o processo ensino-aprendizagem e a construção da subjetividade da criança e do adolescentes como cidadão crítico e reflexivo.

Vygotsky (1994) defende que a construção do conhecimento ocorre no processo de interação da criança com as pessoas que convive. A mediação do outro é importante para a criança não apenas no processo de aprendizagem escolar, mas também na sua constituição como sujeito e na sua forma de agir. Partindo desse pressuposto, as atitudes dos professores são fundamentais no processo de aprendizagem das crianças e dos adolescentes e nas relações interpessoais, assim como as atitudes dos adultos que convivem com a criança e o adolescente.

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