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Ensino de leitura e escrita: entre reclamações e apoio pedagógico

Dissertação de mestrado:
Universidade Federal do Mato Grosso.
Nesta dissertação apresentam-se resultados de pesquisa de mestrado em educação vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Linguagem (Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar – ALFALE). O objetivo da investigação  foi analisar as dificuldades apontadas por professoras no processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita, em uma escola do município de Rondonópolis-MT que oferece Apoio Pedagógico às crianças indicadas. A investigação, de abordagem qualitativa,foi realizada com crianças das séries iniciais do ensino fundamental - consideradas de difícil aprendizagem e comportamento - indicadas por professoras para apoio pedagógico. Os procedimentos metodológicos incluíram entrevistas, questionários com  professoras e crianças, observação da prática docente e registro do atendimento semanal de onze crianças indicadas para apoio pedagógico, durante um semestre letivo. Adotando como referencial teórico os pressupostos da abordagem sócioconstrutivista,  enfocou-se  a importância do papel do adulto como mediador no ensino. Foi possível observar que nos encontros de apoio pedagógico, as crianças apontadas  como tendo dificuldade na aprendizagem da escrita e da leitura e com dificuldade no comportamento em sala de aula, participaram ativamente das propostas de produção de textos espontâneos, cumprindo igualmente todas as atividades apresentadas nesses encontros com a  pesquisadora. A análise dos dados  evidenciou  uma oscilação  nas concepções pedagógicas das professoras, revelando contradições relacionadas  à proposta do material didático  adotado pela escola, a prática docente desenvolvida em sala de aula e as expectativas dos alunos. As reclamações que acompanharam as crianças, levando-as aos encontros de Apoio Pedagógico, parecem estar vinculadas, muito mais a uma incompreensão por parte da escola e professoras sobre os interesses e a cultura de uma infância contemporânea, com suas peculiaridades, do que à dificuldade em aprender ou desinteresse por parte dos alunos. A discrepância entre a expectativa da escola e a realidade das crianças parece acentuar-se nesse quadro em que se convencionou chamar  modernidade.

Palavras-chave: Ensino de Leitura e escrita, Psicologia Escolar, Sociedade Contemporânea, Infância.


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